Estima-se que existem um total de 149,6 milhões de pets no Brasil, sendo 58,1 milhões de cães
e 27,1 milhões de gatos. Tendo isso em mente, o segmento pet tem tudo para estar sempre
em funcionamento e evolução, visto que possui um público fiel em constante crescimento.
São mais de 285 mil empresas voltadas para os pets no Brasil, sendo o terceiro maior mercado
pet do mundo, e é notório o crescimento do número dessas empresas, até mesmo durante a
pandemia da Covid-19, sendo uma área bastante promissora.
Ao contrário da queda que ocorreu nos outros setores durante a pandemia, as empresas de
cuidados com animais domésticos estiveram em constante crescimento e ampliação de seu
mercado, isso porque muitas pessoas adotaram ou compraram pets para ter uma companhia
durante o período de isolamento.
Além disso, havia uma maior convivência com os pets durante a quarentena, o que estreitou
esses laços e fez com que os tutores olhassem com mais carinho para seus bichinhos.
E com essa tendência de estreitamento dos laços, os cuidados com os bichinhos se tornam
cada vez mais almejados pelos donos, fazendo com que os serviços e espaços para os pets
tenham que se adequar cada vez mais a essa necessidade.
Com isso surgiram também novas possibilidades de negócio voltadas a esse cuidado mais
humanizado, como: refeição natural, creches, lavanderias especializadas, spas, festas para
pets, serviço funeral e plano de saúde, dog walker (passeador de cães), pet sitter (babá de
pet), versões pet friendly de comidas.
“Este mercado tem proporcionado vários diferenciais que podem e devem ser analisados pelos
empresários e a depender implantados para gerar novas atratividades ao negócio. O mercado,
assim como o cliente, busca otimizar tempo e praticidade." acrescenta Débora Medeiros,
gestora responsável pelo setor de petshop no Sebrae.
Não só o lucro do setor tem aumentado, como também a oferta de vagas, segundo o Instituto
Pet Brasil, 2,83 milhões de oportunidades foram geradas em 2021, o que corresponde a um
aumento de 6,2% sobre o ano anterior.
“Não é à toa que o mercado pet no Brasil representa 0,36% do PIB brasileiro, passando na
frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial. A previsão de faturamento
deste segmento para fechar 2022 é estimado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), no valor de R$ 46,5
bilhões. Como falar que este mercado não é promissor?” continua a gestora.
Serviço de banho e tosa
Dentre os serviços que estão em alta no mundo pet, está o banho e tosa, estima-se que foram
abertas mais de 18 mil empresas voltadas aos animais na primeira metade de 2022. A
expectativa é que o setor cresça aproximadamente 87% até o ano de 2026.
O que chama a atenção de tutores no serviço de banho e tosa, e o que pode ser considerado
um diferencial é o serviço móvel, na qual o tutor não precisa se deslocar, um funcionário vai
até a casa do pet buscá-lo e algumas vezes o serviço é realizado ali mesmo em frente à casa do
animal, dentro da carrocinha adaptada para o trabalho, oferecendo mais conforto e segurança
ao animal e ao seu tutor.
Se popularizou também a adoção de paredes ou janelas de vidro na sala de banho e tosa para
que o tutor possa acompanhar o que está acontecendo dentro da sala, isso é reflexo do
cuidado dos donos em se certificar de que o animalzinho está sendo bem cuidado.
Outro diferencial do banho e tosa, pode ser uma espécie de Spa day, onde os animais tomam
banho com música, massagens relaxantes, hidratação, iluminação adequada, dentre outros.
Creches para animais domésticos
As creches para pets têm sido uma alternativa para aliviar o estresse do cão, do próprio dono e
uma solução para os tutores que passam o dia fora de casa e não podem dar a devida atenção
para seus bichinhos, principalmente pós pandemia, cenário em que os pets estavam
acostumados a estar sempre perto do tutor e a ansiedade de separação se tornou um
problema quando a rotina retornou à normalidade.
“Ao final da pandemia, percebi que novos nichos têm surgido com intensidade, como o caso
das creches. Os tutores retornaram às suas atividades normais e por terem passado um longo
tempo em casa, se sentem na “obrigação” de não os deixar sozinhos, por isto a crescente
demanda por levar esses animais para as creches, onde eles passam o dia interagindo com
outros animais e brincando” comenta Débora.
Em 2021 a procura por creches para animais teve um aumento de 200% e um faturamento de
aproximadamente R$ 49,9 bilhões ao ano.
As creches podem oferecer uma variedade de atividades, serviços e mimos para os bichinhos:
brincadeiras para gastar energia, atividades cognitivas, horário de alimentação, terapias como
musicoterapia, acupuntura e cromoterapia, podendo até mesmo incluir brincadeiras na
piscina.
Hotéis para pet
Um dos negócios de maior destaque são os hotéis para cães, uma ótima opção para quando o
dono precisa se ausentar ou apenas para dar ao pet uma rotina diferente por alguns dias.
Os hotéis, que antes costumavam acomodar os pets em gaiolas, precisaram se moldar para
atender as novas necessidades dos bichinhos de estimação que são tratados com mais carinho
e cuidado.
Hoje, os hotéis para pets oferecem áreas e atividades para o lazer dos bichinhos, além de
passeios e cuidados de profissionais de várias áreas, é como uma verdadeira colônia de férias.
Fonte: Sebrae